domingo, 25 de setembro de 2016

PRELÚDIO DO OCASO (Fabio Baptista)






O livro Prelúdio do Ocaso apresenta dez contos bem alinhados e mergulhados na fantasia. A linguagem esbanja clareza, humor e sensibilidade, aproximando o fantástico do verossímil. Missão fácil? Certamente não, mas o autor prova o seu talento a cada parágrafo. 

Uma espécie de mágica, obtida através das palavras muito bem manipuladas, transforma a leitura em uma viagem por um mundo encantado, onde se pode encontrar bardos, unicórnios, elfos, dragões, ninfas, goblins e orcs.  O leitor é convidado a conhecer um universo à parte, deixando-se conduzir por um caminho que julgava perdido em sua imaginação de criança. 

O livro começa com A Queda de Lenora Endriel, conto favorito do autor. Não é uma narrativa curta, mas depois de algumas poucas linhas, a trama revela-se uma ótima surpresa. Costumo resistir a contos longos que prometem muito e se arrastam em descrições e detalhes desnecessários. Não é o caso aqui, pois o texto ganha cores e ritmo mais contundentes à medida que a leitura avança. 

Embora o começo não seja tão interessante quanto o desenvolvimento, a trama prende a atenção e o final abre novas possibilidades que aguçam a curiosidade do leitor. O que acontecerá depois? A saga de Lenora continua? Espero que sim.


“Depois, todos seus sentidos renderam-se à escuridão.”

“É apenas um castigo. Dez anos passam rápido. Nesse tempo, espero que os livros coloquem em tua cabeça o juízo que minhas palavras não lograram êxito em colocar.”


Em Nome do Pai, o personagem Robert lida com as lembranças de infância e busca resgatar a memória e a honra de seu pai. Para isso, conta com a ajuda de um padre rabugento, sarcástico, responsável pelo toque de humor no conto.  Apesar da temática triste sobre a impossibilidade do relacionamento entre pai e filho, que mantêm um elo improvável, a leitura acaba provocando sorrisos. 

Pena de Fênix traz algumas considerações que servem tanto para humanos quanto para elfos, sempre com uma abordagem bem humorada da realidade/fantasia: 


Nosso coração também é de carne, e sangra todos os dias.

Melhor morrer sentindo-se vivo do que viver sentindo-se morto, não é?


Quando estiver tendo dificuldade em disfarçar uma lágrima no canto do olho, aconselho que leia A Princesa Dragão. Você vai chorar sim, mas agora de tanto rir. Pelo menos, foi o que aconteceu comigo quando li o conto pela primeira vez.

Há referências a contos de fadas, filmes, delírios transgênicos (opa, esse foi meu) que enriquecem o texto. Ficou claro que o autor não quis bancar o certinho coerente, obedecendo aos limites tempo/espaço. Dane-se a coerência! O tom de besteirol e as piadinhas despretensiosas aliviam qualquer fígado danificado pelo mau humor. O importante é se divertir, porque não está fácil pra ninguém, imagina para um elfo loirinho.

Mesmo que Custe sua Alma, conto que encerra a antologia, já empolga pelo título. Apesar do tema não me agradar, logo me interessei pelo enredo. Batalhas sangrentas, trolls fatiados, bruxa que já foi fada, muitos elementos para compor uma história de ação, tornando a epopeia de Alan Arunor  fascinante. Há, em todo a narrativa, uma aura cruel, condizente com a fama de escritor um tanto sádico de Fábio Baptista. 

Os demais contos são pequenas produções de um autor que prefere escrever usando elementos da fantasia e dos dramas cotidianos. Tenho lá minhas implicâncias com fantasia, mas desta vez, até me convenci a dar uma chance ao gênero. Graças ao seu estilo nada engessado, Fabio Baptista consegue apresentar ao leitor histórias que cativam e tiram o ar blasé de qualquer crítico mais exigente. 

Prelúdio do Ocaso promete (e cumpre) trazer novas experiências e sensações, ora emocionando, ora fazendo rir, e até mesmo despertando alguns instintos cruéis. Talvez, em algum momento, você também pense em esganar lentamente o autor. Mas quem poderá culpá-lo?  O que não vai acontecer é alguém permanecer indiferente à leitura. Ame ou odeie, mas, primeiro, leia o livro. Não vai se arrepender.  


Cotação: ****

 Onde comprar: http://amzn.to/2beQeEm

Nenhum comentário:

Postar um comentário